UM PEDAÇO DA NATUREZA AO ALCANCE DOS SEUS OLHOS

TRABALHOS EM:

PROJETOS E EXECUÇÃO
MANUTENÇÃO: AQUÁRIO DOCE E AQUATERRÁRIO
SISTEMA ELÉTRICO PERSONALIZADO - ILUMINAÇÃO
SISTEMA DE FILTRAGEM EXTERNA
FILTRO ULTRA-VIOLETA
PRODUTOS EM GERAL
TEL: (11) 98012-4655
E-MAIL: bmori.mack@gmail.com

domingo, 23 de dezembro de 2007

FILTRAGEM

Certamente a filtragem é um dos fatores mais importantes para o sucesso em nossos aquários. Classifique a filtragem como o pulmão do aquário, e é através dela que teremos água de excelente qualidade deixando-a cristalina, inodora e habitável para peixes e plantas de todos os tipos.
Na natureza, a água é renovada a cada instante, onde os dejetos dos peixes são rapidamente decompostos, já em nosso aquário isso não ocorre por isso à importância de se ter uma filtragem excelente. Podemos afirmar com exatidão que 99% das causas de doenças em nossos peixes ocorrem devido a problemas na água. Por isso recomenda-se ter uma filtragem com o fluxo entre 5 e 10 vezes a capacidade total do aquário (L/h), mas existem muitas variações de acordo com as características das espécies que possuir. Ex. para um aquário de 200L ter um fluxo mínimo de 1000L/h ou devemos ter um fluxo maximo de 2.000L/h.
É muito importante que seu aquário tenha três tipos de filtragens: Biológica, Química e Mecânica.
- Filtragem Biológica:
Como o próprio nome indica, é feita por bactérias que utilizam oxigênio para realizar processos como a decomposição de matéria orgânica, resto de alimentos, folhas mortas, etc. As bactérias existentes (ficam no vidro, substrato, plantas, água, etc) atuam permanentemente para se ter o equilíbrio desejado em nosso pequeno ecossistema. Em resumo elas decompõem a Amônia (muito letal para os peixes) em compostos menos tóxicos (Nitritos e Nitratos), ou seja, primeiramente bactérias nitrossomas decompõem amônia para nitritos; nitrobacter decompõe nitrito para nitrato, estas sim são as ideais para nosso aquário.
- Filtragem química:
Este tipo de filtragem tem como objetivo eliminar substâncias no aquário a nível molecular, onde a filtragem mecânica, não retém tais substâncias. Estas substâncias podem ser polarizadas (íons) e não polarizadas (moléculas). Ela é feita exclusivamente pelo carbono ativado (carvão ativado) que retêm as moléculas através de micropóros do carvão retirando odores e gases existentes na água.
Sempre tenha em mente em usar carvão ativado de boa qualidade, pois os prejuízos causados por carvão de qualidade só trazem dor de cabeça como o surgimento de algas (carvões de má qualidade liberam muito fosfato na água, causando o surgimento das indesejáveis algas).
Seu uso sempre deverá ser suspenso enquanto estivermos administrando medicamentos ou qualquer outra química na água, certamente ele absorverá de modo seletivo, prejudicando o resultado final.
Alem do já famoso carvão ativado, existem outros materiais para a filtragem química como as Resinas Deionizadoras que possuem uma boa capacidade de absorver íons dissolvidos na água. Apesar de ter um custo relativamente elevado em comparação ao carvão ativado, são melhores por absorver certas substâncias no qual o carvão ativado deixa a desejar.
- Filtragem Mecânica:
Através deste processo de filtragem, retêm-se as maiores partículas (orgânicas e inorgânicas) suspensas na água, geralmente é feita através de materiais como a esponja/perlon. Tenha em mente que esta filtragem sempre deve ser o primeiro estágio de seu filtro, funcionando como um coador, e liberando a água mais pura para os demais processos de filtragem, evitando entupi-los fisicamente.
-Ordem de filtragem:
Como foi indicado logo acima, primeiramente devemos ter o 1º estágio com a filtragem mecânica, em seguida a filtragem química e biológica ou biológica e química, de acordo com o padrão de seu filtro.
Alem dos três estágios citados acima, podemos ainda ter seções complementares conforme a necessidade de seu aquário, com o uso de materiais alcalinizantes, acidificantes, removedores de amônia, etc. O uso de estágios complementares depende muito do tipo de filtro usado e do espaço em seu compartimento, nunca sature seu filtro com elementos desnecessários.
Existe uma diversidade muito grande com o uso das 3 principais etapas (biológica, química e mecânica) e materiais auxiliares. Note que existem inúmeras opções disponíveis, use o que julgue necessário de acordo com a necessidade de seu aquário.
TEXTO SEM REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Nenhum comentário: